O dia internacional da Mulher, celebrado neste dia 8, é um momento de muita reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade. Na política não é diferente. Desde que o direito ao voto foi concedido há mais de 90 anos durante o governo Vargas, as mulheres estão ganhando mais espaço. No entanto, ainda existe uma longa estrada para que se possa dizer que elas possuem um lugar de protagonismo.
Atualmente, o Amazonas tem 13 mulheres em cargos “do poder”. São parlamentares e prefeitas que representam os cidadãos amazonenses dentro de cada necessidade.
Dos 62 municípios do Amazonas, quatro são comandados por mulheres. Patrícia Lopes (União Brasil) é a prefeita de Presidente Figueiredo, um dos mais importantes da Região Metropolitana por causa do potencial turístico e recursos naturais.
Marina Pandolfo é a prefeita de Nhamundá, uma das cidades que investe no turismo de eventos esportivos através da pesca do tucunaré. Beruri , o maior produtor de pupunha do estado, tem como prefeita Maria Lucir, a Dona Maria (MDB). Já a Chefe do Executivo de Ipixuna é Maria Socorro Oliveira.
Mulheres no Parlamento
De todas as candidatas ao Parlamento Estadual, cinco conseguiram uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A deputada Alessandra Campêlo (PSC) preside a Comissão de Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Casa Legislativa e a recém-instalada Procuradoria Especial da Mulher. A parlamentar é a 2ª vice-presidente da Casa, está no terceiro mandato e assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) entre os anos de 2021 e 2022.
A deputada Dra. Mayara (Republicanos) está em seu segundo mandato e preside a Comissão de Saúde e Previdência. Médica dermatologista, a deputada tem a Saúde como principal campo de atuação, além das pautas referentes a Coari, município que foi eleita vice-prefeita em 2016.
A 2ª Secretária Joana Darc (União Brasil) também está em seu segundo mandato como deputada, antes a parlamentar atuou como vereadora na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Joana é conhecida por sua luta na causa animal e na de Pessoas com Deficiência (PCD). Conforme informações do site da Casa, a deputada foi a primeira mulher a assumir o cargo de liderança do Governo na Casa em 2019.
Já as parlamentares Mayra Dias (Avante) e Débora Menezes (PL) foram eleitas para o primeiro mandato. Mayra é a vice-presidente da Comissão de Mulher, da Família e da Pessoa Idosa da Aleam, enquanto Débora preside a Comissão de Esporte e Lazer.
Já no Legislativo Municipal da capital Manaus, do total de 41 vereadores, quatro são mulheres.
Em seu primeiro mandato, a vereadora Yomara Lins (PRTB) conseguiu destaque sendo eleita como a 1ª vice-presidente da CMM e sendo a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Manaus durante o feriado de Carnaval.
Conhecida como a decana da Casa Legislativa, a 1ª Secretária Glória Carratte (PL) está em seu sexto mandato. A vereadora é presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher. A vice-presidente é a Professora Jacqueline (União Brasil) que tem uma ação forte na Educação e com a Zona Rural. Já Thaysa Lippy (PP) é vereadora de primeiro mandato e é membro de uma das comissões mais importantes da Câmara, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Atualmente, não há mulheres representando o Amazonas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, embora muitas tenham tentado nas eleições do ano passado.
Apesar da participação feminina na política ter aumentado em cada processo eleitoral, ainda há muito a se conquistar para que a representatividade nas Casas Legislativas e nas Prefeituras reflitam o número de eleitoras que o Amazonas possui.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder
Deixe um comentário