Os 24 deputados estaduais do Amazonas, eleitos em outubro de 2022, tomaram posse nesta quarta-feira, 1º, na Assembleia Legislativa no Estado do Amazonas (Aleam). A solenidade foi realizada a partir das 10h30, no Plenário Ruy Araújo, na sede da Aleam). Depois da solenidade de posse o atual presidente da Aleam, Roberto Cidade vai ser aclamado para mais um mandato presidencial de 2023/2024, após ser um escolhido por unanimidade para ficar no comando da Casa.
Dos deputados que vão atuar na 20ª Legislatura, 14 conseguiram se reeleger e os demais são estreantes no legislativo estadual, o que representa cerca de 42% de renovação.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que foi o deputado mais votado com mais de 100 mil votos no último pleito, destacou a importância da renovação no parlamento estadual. “Fico muito feliz em tomar posse do meu segundo mandato e o intuito é continuar trabalhando e dialogando com os demais pares e demais Poderes e a gente vai fazer uma construção que com certeza quem ganha é a população do estado. É uma Assembleia mais jovem, mas tenho certeza que todos os deputados que foram eleitos são capacitados pra o cargo e torço para que todos tenham êxito e um grande mandato”, afirmou.
Bancadas
O União Brasil, partido do governador Wilson Lima, vai ter a maior bancada da Aleam, com seis deputados. São eles: os veteranos Roberto Cidade, Joana Darc, Adjuto Afonso e os novatos George Lins, Thiago Abrahim, e Mário César Filho.
O Avante, do prefeito de Manaus, David Almeida. Serão quatro deputados: Abdalla Fraxe, que foi reeleito, e os estreantes Daniel Almeida – irmão do prefeito da capital, Mayra Dias e Wanderley Monteiro – que deixou a Câmara Municipal de Manaus em janeiro para assumir a vaga.
Entre os partidos que também saíram fortalecidos, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou três lugares na composição da nova Aleam, com Débora Menezes, Cabo Maciel e Delegado Péricles. O PSC também terá três nomes na casa, com a ex-secretária de Assistência Social do Amazonas, Alessandra Campêlo, Dr. Gomes e Dan Câmara, irmão do deputado federal Silas Câmara que hoje também tomou posse em Brasília na Câmara Federal.
A bancada do Republicanos vai continuar com João Luiz e Dra. Mayara Pinheiro, que foram reeleitos no pleito.
A composição da Aleam em 2023, conta ainda com Sinésio Campos (PT), Carlinhos Bessa (PV), Cristiano D’Ângelo (MDB), Felipe Souza (Patriotas), Wilker Barreto (Cidadania) e Rozenha (PMB).
Depois da solenidade de posse o atual presidente da Aleam, Roberto Cidade vai ser aclamado para mais um mandato presidencial de 2023/2024
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro
Deixe um comentário