Desrespeitando Constituição, presidente da Câmara de Ipixuna terá quinto mandato

Desrespeitando a Constituição Federal, o vereador Fábio Saraiva (MDB) foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Ipixuna (a 1.363 quilômetros de Manaus). Este será o quinto mandato consecutivo do vereador, o que caracteriza perpetuação no poder, sendo incompatível com os princípios de legalidade, da moralidade e alternância.

O vereador Kena Silvério (PSDB) confirmou com exclusividade ao Portal O Poder nesta quinta-feira, 29, que os vereadores vão acionar o Ministério Público do Amazonas (MPAM) para que sejam realizadas novas eleições no município.

“Fizemos as denúncias e vamos enviar toda a documentação ao Ministério Público para acionar os juízes e o processo ser anulado. Afirmei aqui que vamos ter outra eleição pois o caso foi sujo. Estamos esperando que a Justiça resolva e marque novas eleições para o nosso município porque todo o povo sabe que houve irregularidade”, alfinetou.

De acordo com os vereadores, o presidente Fábio Saraiva foi eleito pela primeira vez presidente da Câmara Municipal entre 2015 e 2016, em seu primeiro mandato. Depois voltou a função de 2017 a 2018, segundo mandato, 2019 a 2020, posteriormente 2021 a 2022, no quarto mandato, e ontem, 28, foi eleito pela quinta vez consecutiva para o cargo para o período de 2023 a 2024.

“Todos os parlamentares sabiam porque eu alertei as duas chapas e continuaram fazendo a sujeira. Foi uma eleição ilícita e fraudada em cima das irregularidades. Todos os vereadores sabiam que o presidente não poderia concorrer as eleições para cinco mandatos consecutivos. Eu, como presidente da chapa oposta, conversei com todos os vereadores, teimaram e fizeram o que bem quiseram nessa eleição. Ele (Fábio Saraiva) sabia muito bem que não poderia concorrer, mas não quer perder o cargo. Foi um descaso inconstitucional o que aconteceu aqui em Ipixuna”, afirmou.

Eleição

Durante a eleição votaram na chapa 1, a favor do presidente eleito Fábio Saraiva (MDB),
Ananias Correia (PL), Paula Augusta (PSDB), Sidrana Albuquerque (PSDB), Neca Kulina (PL), Elton Almeida (PL) e Albecy Pereira (MDB).

Na chapa 2 votaram contra os vereadores Kena Silvério (PSDB), Ane Silvério (PSD), Manuel careca (PSD) e Edy Silva (Republicano).

A Chapa 1, que foi a vencedora, é composta por Fábio Saraiva (MDB), presidente, Ananias Correia (PL), vice-presidente; Paula Augusta (PSDB), primeira-secretária; e Sidrana Albuquerque (PSDB), segunda-secretária.

Chapa 2

Kena Silvério (PSDB), presidente; Edy Silva (Republicano), vice-presidente; Manuel Careca (PSD), primeiro-secretário; e Ane Silvério, segunda-secretária.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Fotos: Divulgação


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *