Na Região Norte, o PIB de Manaus é o maior entre todos as cidades

Manaus subiu para a quinta posição entre os municípios com o maior índice de Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nessa quarta-feira, 21.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região, e serve para medir a evolução da economia. Os dados por município são divulgados sempre com dois anos de defasagem.

Segundo o IBGE, Manaus superou Curitiba e, há dois anos, apresentou um PIB inferior apenas ao de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

A capital amazonense fechou o ano de 2020 com um montante de R$ 91.768.773,00, o que representou participação de 1,2% no PIB nacional.

Os dados apontam que a principal atividade de Manaus foi a Indústria de transformação.

Na Região Norte, o PIB de Manaus foi o maior entre todos os municípios, com 19,19% de participação, seguido por Parauapebas (7,95%) e por Belém (6,45%), ambas cidades paraenses.

Amazonas

Na fotografia estadual, Manaus lidera de forma absoluta a participação do PIB, concentrando 79,10% de toda a riqueza produzida no Amazonas.

Em seguida, completam a lista os municípios de Itacoatiara (1,96%), Coari (1,66%), Manacapuru (1,23%) e Parintins (1,14%) de participação no PIB estadual. Na contramão desses números, Japurá (0,05%), Amaturá (0,09%) e Itamarati (0,09%) foram as cidades que registraram a menor participação.

 

Da Redação, com informações do G1 Amazonas 

Foto: Josney Benevuto/Rede Amazônica


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *